O enceramento automotivo é um dos cuidados básicos que se deve ter com qualquer carro. Na rotina de trabalho, família e ocupações, muitos motoristas esquecem da importância de manter e proteger a pintura do veículo, mas essa é uma atitude tão obrigatória quanto limpar o carro rotineiramente.
A proteção da pintura automotiva é o primeiro ponto que devemos ter em mente quando falamos em enceramento de carro. Pense todos os perigos aos quais à sua pintura está exposta diariamente. Manchas de sol, pequenos riscos, manchas de árvores nas ruas etc.
O enceramento como proteção é importante para isto. Com uma substância líquida ou pastosa, ele protege o seu carro com uma fina camada de cera e ainda remove os pequenos riscos no verniz de veículo.
Como o enceramento funciona?
O verniz do carro é uma pequena camada acima da tinta que protege a pintura do automóvel. Com a grande exposição ao tempo e o toque de alguns objetos no carro, essa camada vai se perdendo. Com isto, sua pintura passa a estar completamente exposta.
Com essa exposição, ela sofre riscos mais graves, mais manchas e, além do mais, perde o brilho. A cera funciona como uma segunda camada de proteção acima do verniz. Dessa forma, você reforça a proteção da pintura automotiva e garante o brilho do automóvel por mais tempo.
Enceramento economiza água
Em tempos que todos estão preocupados em não desperdiçar água, boa parte deixa os cuidados com o carro de lado para economizar, mas o enceramento é ótimo para a economia. Com uma aplicação de cera bem feita, é possível aumentar o espaçamento entre uma lavagem e outra.
A cera funciona como uma fina camada de proteção sobre o seu carro. Assim, ele estará, também, menos exposto à sujeira e por isso demorará mais tempo até ser lavado novamente. Além do mais, diferente da lavagem, não é preciso usar água para encerar o carro.
Se você estiver preocupado com os cuidados de seu carro em meio à crise de água, pode conferir nosso artigo sobre como lavar o carro usando um copo d’água.
De quanto em quanto tempo devo encerar o carro?
Assim como não existe um período de tempo estimado de quando você deve lavar o carro, também não existe um período certo entre um enceramento e outro. O ideal é passar a cera automotiva sempre que o veículo começar a perder o brilho.
Como cada carro é um carro, é difícil determinar um tempo exato entre estes enceramentos. A cor da pintura, a região, a exposição ao tempo e vários outros fatores podem influenciar na durabilidade da cera em seu veículo.
Uma dica que pode te ajudar a saber o tempo certo de encerar o carro é: jogue um pano sobre o capo do carro após lavar. Se o pano escorregar é porque não é preciso encerar. Agora, se ele ficar parado, está na hora de fazer o enceramento automotivo.
O enceramento funciona em todos os casos?
O enceramento automotivo é indicado para todos os veículos como proteção da pintura, mas ele não resolve todos os problemas. Neste tratamento, a cera é passada manualmente de forma mais leve.
Quando os riscos são um pouco mais profundas e as manchas mais perceptíveis, é preciso fazer um polimento. Neste método, que deve ser feito por profissionais, além de utilizar um produto mais abrasivo para remover essas imperfeições na pintura, é utilizado uma politriz para remover os riscos e manchas com maior eficiência.